26 de setembro de 2023
Projeto do ICDH realiza ações no evento para prevenção e combate ao assédio, preconceitos e promoção da inclusão e diversidade.
Uma novidade na já tradicional “noite teste” das equipes que atuaram no Jaguariúna Rodeo Festival 2023. O treinamento “Lace o Respeito” faz parte da série de iniciativas da campanha realizada pelo ICDH. Mais de 400 pessoas foram impactadas pelas informações, passadas pela jornalista Luciana Gomes, sobre qualidade no atendimento aos público externo e interno, prevenção e combate ao assédio, o que fazer em casos de assédio, racismo, homofobia ou qualquer outro tipo de discriminação ou violência, entre outros temas sensíveis.
O treinamento foi desenvolvido já dentro das determinações da recente lei estadual que determina esse tipo de realização em bares, restaurantes, baladas e similares, caso dos eventos de rodeio e shows musicais.
Além do treinamento, “Lace o Respeito” divulgou mensagens nos muitos telões do evento, trazendo informações ao público geral, em busca de conscinetizá-los sobre o tema e instruí-los a como pedir ajuda. O Jaguriúna Rodeo Festival em parceria com o ICDH, disponibilizou uma tenda com profissionais preparados para acolher e orientar as vitimas em relação a denúncias oficiais junto às autoridades.
A diretora executiva e fundadora do ICDH, Denise Marconi, explica que com a campanha foi idealizada com muito cuidado e carinho. “O mundo está mudando e temos que acompanhar essas mudanças em todos os cenários possíveis, com ações concretas que tenham como objetivo o esclarecimento, a conscientização, a inclusão e o respeito a diversidade, entre outros pensamentos que tem como base a valorização do ser humano em sua integralidade. Nós do ICDH temos essa preocupação como DNA da instituição e atuar nos grandes eventos com esses conceitos tão clara e ativamente é uma missão que nos propomos, o Lace o Respeito nasceu dessa atuação e ganha uma dimensão mais prática em Jaguariúna, mas deve ser replicado em outros eventos pelo país”, revela a empresária.
O ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano atuou também em outros setores do Jaguariúna Rodeo Festival, com ações sociais, como o projeto Compromisso de Gente Grande, que distribuiu doações a quatro entidades assistenciais da cidade, em parceria com a marca Grão de Gente e o Instituto Sabrina Sato; com atuação de sustentabilidade no suporte às equipes responsáveis pela coleta e destinação dos resíduos resultantes da festa, aproveitando ao máximo o material reclável; e com a conscientização sobre o consumo consciente de bebida alcoólica, dentro do programa Seguuuuuuura a Emoção, desenvolvido em parceria com a Ambev.